Preloader

Contramestre Capacete

Angelo dos Anjos Oliveira, mas conhecido como “Capacete”, brasileiro, nascido em 08/02/1983 na cidade de Manaus-Amazonas descobriu o universo da capoeira com apenas 12 anos de idade.

Iniciou os seus primeiros passos na arte com o Mestre Ricardo “Camisa Furada” (Grupo Berimbau dos Palmares), com quem permaneceu por um curto período de tempo, continuando posteriormente seus estudos com o Mestre KK Bonates.

Em dezembro de 2004, recebeu das mãos de Mestre KK Bonates a graduação de professor. Cerca de 8 anos depois, dia 30 de Setembro de 2012, tornou-se um dos seus Contramestres, refletindo toda a sua dedicação à arte da capoeira.

Na sua carreira profissional, o Contramestre Capacete ministrou aulas no Brasil, Coreia do Sul, Tailândia, Jamaica, Alemanha, Islândia, Itália, Holanda, França, Finlândia, Bélgica, Suécia, Espanha, Inglaterra, Suíça, Cabo Verde, entre muitos outros países, tendo realizado e participado em inúmeros workshops, oficinas, palestras, eventos e festivais culturais.

Em 2006, ele chegou a Kingston-Jamaica e ajudou a implantar o Grupo de Capoeira Cativeiro, tendo sido um dos pioneiros na ilha do Caribe. Ele foi Diretor e Fundador da ONG nominada Capoeira Afalia, através da qual dedicou o seu tempo a um Projeto Anti-Violência chamado “Capoeira for peace” (Capoeira para a Paz), financiado pela Embaixada do Brasil em Kingston e pela Organização de Estados americanos (OEA). Para além disso, Capacete colaborou no desenvolvimento de outros projetos sócio-culturais na Jamaica, juntamente com os seus colegas do grupo Cativeiro, ajudando a organizar eventos e atividades para divulgar a arte da Capoeira, dando sua contribuição e fazendo parte da história da Capoeira na Jamaica.

Contramestre Capacete - Escola Matumbé Capoeira

A 24 de Setembro de 2011, o Mestre KK Bonates criou a sua própria escola de capoeira, conhecida mundialmente como Escola Matumbé Capoeira.

Em 2009, o Contramestre Capacete chegou na Catalunha (Barcelona-Espanha), tendo fundado no ano de 2010 a primeira Escola Matumbé na Europa.

Atualmente, Capacete é o Diretor e Coordenador da Escola Matumbé Capoeira na Europa, desenvolvendo um trabalho sócio-cultural na cidade de Roma – Itália, com o propósito de manter viva a cultura popular brasileira e as bases da Capoeira tradicional, seguindo o modelo “dos antigos mestres baianos", com profissionalismo, integridade e compromisso.