Preloader

Contramestre Fofinho

Contramestre Fofinho (Felipe Barbosa de Oliveira), nascido em 30/10/1977 na cidade de Coari, Amazonas, Brasil. Teve seu primeiro contato com a capoeira em 1989 na cidade de Manaus-AM, pelo Prof. Alfredo Amorim, onde permaneceu por dois anos e logo em 1991, o mesmo lhe apresentou ao Mestre Joãozinho da Figueira, com quem permaneceu por 14 anos.

Felipe ministrou aulas e desenvolveu projetos em escolas da rede pública, academias, centros culturais, centros comunitários, na cidade de Manaus.

Em 2006, Fofinho ingressou no Grupo Cativeiro Capoeira, em Manaus- AM coordenado pelo Mestre KK Bonates.

Em setembro de 2007, Felipe “Fofinho” recebe das mãos do Mestre KK Bonates o título de Instrutor.

Com muito triunfo, concluiu no dia 27 de setembro de 2009 o Curso de especialização “EMBOSCADA” (Curso de Especialização da Luta Regional Baiana de Mestre Bimba). No dia 29 de Setembro de 2009, recebeu o título de “Professor” formado pelo Mestre KK Bonates.

Felipe foi um dos fundadores e colaborador da tradicional “Roda da Feira de Artesanato”, que já conta com mais de 15 anos de existência na cidade de Manaus-AM, onde tradicionalmente todos os domingos, vários capoeiristas se encontram com um único objetivo, “Vadiar” Capoeira.

Em 2007 chegou em Kingston-Jamaica e ajudou a implantar o Grupo Cativeiro, onde ajudou a difundir a Capoeira na ilha do Caribe. Trabalhou em vários projetos desenvolvidos pela ONG Capoeira Afalia, trabalhou com o Projeto Anti-violência “Capoeira pela Paz” (Capoeira for Empowerment and Peace Programme), financiado por a Embaixada Brasileira em Kingston e a Organização dos Estados Americanos (OAS). Colaborou igualmente com o desenvolvimento de outros projetos socio-culturais, na Jamaica junto com seus colegas de trabalho do Grupo Cativeiro, ajudou a realizar eventos e atividades para divulgação da arte da Capoeira, dando assim a sua parcela de contribuição e sendo parte da história da Capoeira na ilha da Jamaica.

Após dois anos trabalhando na construção da Capoeira na Jamaica, Felipe volta a Manaus e desenvolve um projeto no INPA (Instituto Nacional de Pesquisa do Amazonas) onde trabalhou por 2 anos.

Desde 2013 até aos dias de hoje, Contramestre Felipe “Fofinho”, é o coordenador da Escola Matumbé Capoeira na cidade de Barcelona-Espanha.

Contramestre Fofinho

Contramestre Fofinho – Escola Matumbé Capoeira