Preloader

Mestre Capacete Baraúna

Mestre “Capacete Baraúna” (Angelo dos Anjos Oliveira), brasileiro, nascido em 08/02/1983 na cidade de Manaus-Amazonas descobriu o universo da capoeira com apenas 12 anos de idade.

Iniciou os seus primeiros passos na arte com o Mestre Ricardo “Camisa Furada” (Grupo Berimbau dos Palmares), com quem permaneceu por um curto período de tempo, continuando posteriormente seus estudos com o Mestre KK Bonates.

Em 2001, recebeu a graduação de “Treinel", onde desenvolveu vários projetos relacionados com a capoeira, na cidade de Manaus. 

No dia 30 de Setembro de 2012, tornou-se um “Contramestre” e no dia 4 de Julho de 2022 foi reconhecido com o titulo de “Mestre", refletindo toda a sua dedicação à arte da capoeira.

Na sua carreira profissional, o Mestre Capacete ministrou aulas no Brasil, Coreia do Sul, Tailândia, Jamaica, Alemanha, Islândia, Itália, Holanda, França, Finlândia, Bélgica, Suécia, Espanha, Inglaterra, Suíça, Cabo Verde, Japão, entre muitos outros países, tendo realizado e participado em inúmeros workshops, oficinas, palestras, eventos e festivais culturais.

Em 2006, ele chegou a Kingston-Jamaica e ajudou a implantar o Grupo de Capoeira Cativeiro, tendo sido um dos pioneiros na ilha do Caribe. Ele foi Diretor e Fundador da ONG nominada Capoeira Afalia, através da qual dedicou o seu tempo a um Projeto Anti-Violência chamado “Capoeira for peace” (Capoeira para a Paz), financiado pela Embaixada do Brasil em Kingston e pela Organização de Estados americanos (OEA). Para além disso, Capacete colaborou no desenvolvimento de outros projetos sócio-culturais na Jamaica, juntamente com os seus colegas do grupo Cativeiro, ajudando a organizar eventos e atividades para divulgar a arte da Capoeira, dando sua contribuição e fazendo parte da história da Capoeira na Jamaica.

Em 2009, o Mestre Capacete chegou na Catalunha (Barcelona-Espanha), tendo fundado no ano de 2010 a primeira Escola Matumbé na Europa.

Atualmente, Capacete é o Diretor e Coordenador da Escola Matumbé Capoeira Angola na Europa, desenvolvendo um trabalho sócio-cultural na cidade de Roma – Itália, com o propósito de manter viva a cultura popular brasileira e as bases da Capoeira tradicional, seguindo o modelo “dos antigos mestres baianos", com profissionalismo, integridade e compromisso.

Mestre Capacete – Escola Matumbé Capoeira Angola