Livro apresenta a relação entre a dança contemporânea e a capoeira

Publicação será lançada hoje na programação da I Bienal de Dança Ananin

Será lançado hoje (26), a partir das 19h, ao vivo na internet, o livro “Capoeirando: Processo Criativo Em Dança Contemporânea”. O obra é resultado das vivências pessoais da pesquisa do professor Lindemberg Monteiro. O evento está dentro da programação da I Bienal de Dança Ananin, festival online que começou no início de março e segue até o dia 31 com conteúdos diários sobre dança na internet.

O livro mostra as conexões entre a capoeira regional e a dança contemporânea. “Isso representa relações que se conectam através dos movimentos, de um lado a capoeira como prática educativa do corpo e o por outro lado, o processo de pesquisa para criações de movimentos ressiginficados da capoeira gerando assim, a criação em dança”, afirma Lindemberg.

No livro, ele junta seu percurso acadêmico no Programa de Estudos de Pós-graduação em Artes pela Universidade Federal do Pará, ao seu percurso profissional na dança contemporânea no estado do Pará e ainda a sua paixão como praticante da capoeira pela transmissão dos saberes.

A I Bienal de Dança Ananin é um evento realizado pela Ribalta Companhia de Dança. A Bienal dura 31 dias com apresentações, intervenções, bate-papos, entre outras atividades disponibilizadas na internet.

“O livro fala de caminhos para os processos criativos em dança que perpassam as corporeidades das apreensões das movimentações da capoeira. Além do processo criativo dos movimentos realizados, o livro aborda exercícios corporais que integram as expressividades e condicionamento físico para bailarinos (habitantes criadores), abordando um pensar/fazer/criar em arte por meio das execuções de seus processos criativos em dança”, explica Lindemberg.

“Capoeirando” convoca o leitor a seguir por um processo de criação com fundamentos teóricos, técnicos e especialmente vivenciais do autor. Por meio de suas memórias, ele descreve caminhos em uma pesquisa repleta de experimentos sobre formas e qualidades da própria subjetividade da prática criativa.

Para Lindemberg, lançar este livro é a concretização de um sonho. “A dança é a pulsação da minha vida, pessoalmente me fez a princípio despertar pelo o não conhecido e adentrar no campo do movimento para conhecer a dança. Através da dança e de seus conhecimentos me tornei a pessoa que sou hoje. Isto é, sempre um aprendiz em prol desta arte”, explica o autor.

“Capoeirando: Processo Criativo Em Dança Contemporânea” já está disponível para compras na internet nas principais lojas virtuais de livros. Além disso, poderá ser adquirido em breve também na versão clássica em livrarias de Belém e Ananindeua, além da própria Casa Ribalta.

Sobre a I Bienal de Dança Ananin

Praças, ruas, feiras, entre outros espaços públicos de memória social da cidade de Ananindeua, município localizado na Região Metropolitana de Belém, são o palco dos habitantes criadores da Ribalta Companhia de Dança durante a realização da I Bienal de Dança Ananin. A programação segue até o dia 31 de março em diversos formatos apresentados diariamente na internet. Para conferir a programação completa, basta acessar as redes sociais do evento.

Serviço
Lançamento do livro “Capoeirando: Processo Criativo Em Dança Contemporânea”
Programação online e gratuita
Sexta (26/03), às 19h
Redes sociais: Facebook e Instagram

Fonte: https://belem.com.br/

O conteúdo Livro “Capoeirando: Processo Criativo Em Dança Contemporânea” aparece primeiro em Portal Capoeira.