Projeto Matumbambini

O projeto Matumbambini nasceu no ano de 2013, na cidade de Roma, através da grande iniciativa do Contramestre Angelo “Capacete”.

O propósito do nome vem das palavras Matumbé (nome da escola) + Bambini (criança em italiano), cuja junção deu origem a Matumbambini .

Atualmente, a Escola de Capoeira Matumbé desenvolve um projeto sócio-cultural, voltado para as manifestações populares afro-brasileiras em diversas escolas na cidade de Roma, na sua maioria internacionais, como é o caso das escolas americana e inglesa.

O projeto Matumbambini consiste em dois níveis de cursos. O primeiro nível é aberto aos mais pequenos (3-4 anos), onde os pais podem participar e interagir ao lado dos seus filhos. Ao fazê-lo, as crianças conseguem ter uma melhor noção do que é manter a proximidade, desenvolvendo uma harmonia familiar, fortalecendo o grau de confiança e ligação entre si e consequentemente melhorar a qualidade de vida da família. Sempre em um ambiente relaxado e divertido, com muitos jogos de capoeira bem como de música.

O segundo nível abrange crianças com idades entre os 5 e 9 anos. Este curso tende a proporcionar uma integração entre as crianças, crescendo e aprendendo capoeira num ambiente seguro, estimulante e positivo.  

Aqui as crianças têm a oportunidade de desenvolver o seu próprio estilo, aprender e serem desafiadas pelos vários movimentos e sequências que são transmitidos na aula. Assim como acontece com os movimentos, as crianças também são encorajadas a interagir uns com os outros na parte do canto e do tocar os instrumentos.  

Este curso convida as crianças a descobrir, explorar e aprender as belezas do universo afro-brasileiro.

Projeto Matumbambini